Tem mesmo como equilibrar o trabalho e a vida pessoal?

Atualizado: 2 de Abr de 2019


Fico impressionado quando as pessoas falam que não têm tempo para fazer um montão de coisas. Ficam sempre em reuniões infindáveis. Pedem coisas com urgência e demoram uma eternidade para dar o devido andamento. Isso tem sido cada vez mais recorrente. Nos meus mais de 40 anos de profissão (comecei com 8) só conheci um único profissional que cumpria a sua jornada em torno das 8 horas planejadas e não mais. Ainda desafiava a todos que ficavam na famosa rodada de pizzas, a serem mais produtivos que ele. As pizzas eram solicitadas quando o trabalho ia muito além do que já era muito, em termos de horas "trabalhadas" no dia. Eu, como muitos outros, o respeitava muito por sua atitude. Infelizmente esse profissional está cumprindo sua jornada em outro plano.


Muitos dos profissionais que dizem estar sempre "correndo" têm tempo para consertar/reparar coisas, mas não têm tempo de fazer a coisa certa, da forma correta, no tempo certo. Tudo isso me lembra a parábola do lenhador. O novato ficava alucinado serrando, serrando, serrando. O mais sábio parava em intervalos cronometrados para descansar, tomar um gole d´água e, nesse ínterim, aproveitava para afiar a serra. Desnecessário dizer que o "que fazia corpo mole", que ficava descansando a toda hora era o mais produtivo. Estamos cegando a nossa serra ou querendo mostrar que "suamos a camisa da empresa"? Será que é bom estar ao lado de tanta gente "suada". 


No dia em que estava escrevendo este artigo, tive dificuldades em resolver um problema técnico. Saí para um gole d´água e em poucos segundos tive um insight do que precisava ser feito para solucionar o problema. Bingo! Funcionou! Agora, além de resolver meus problemas mais facilmente, ainda chego mais perto da meta recomendada de tomar 2 litros de água por dia. 


Vejo empresas contratando cursos de gerenciamento de tempo. Mas ao mesmo tempo vejo que isso serve apenas pra colocar o curso no curriculum. Ouvi de um líder em uma comunidade em que sou membro: "Não concordo com ensinamentos de palestras". Quanto mais curto o tempo de um aprendizado qualquer, menos o tempo de retenção e de aplicação. Dessa forma concordo com o processo de coaching. Um aprendizado mais contínuo distribuído ao longo de um período pode garantir uma aplicação perene em todas as áreas da vida pessoal e profissional. O processo de coaching em grupo é uma ótima opção para um controle mais efetivo de conciliação da vida pessoal com a profissional. Por mais que não se queira, o fator emocional conta muito na tentativa de separação de dois mundos tão importantes em nossas vidas. 


6 visualizações

Contato

Av. Paulista, 2073. Cj. 1702 - HORSA II - Conjunto Nacional - Ao lado do Metrô Consolação - São Paulo

Tel.: + 55 11 3373-7537

© 2019 - BIG FIVE SOLUTIONS